O Reino Unido - breves considerações sobre o seu sistema político

O Reino Unido é uma união política de quatro países: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Os termos "nações constituintes" e "Home Nations" (designação mais frequente em competições desportivas) são também habituais. Porém, devido à ausência de uma constituição britânica formal e à longa e complexa história da formação do Reino Unido, cada um deles não constitui uma subdivisão formal do Reino Unido e vários termos são empregues para referi-los, mas "países" é, certamente, o termo descritivo mais comumente utilizado.

Como um Estado soberano, o Reino Unido é a entidade que é usada em organizações intergovernamentais e como representante e Estado-membro da União Europeia e das Nações Unidas, onde tem assento permanente. É ainda membro do G8, OTAN, OMC e da Comunidade das Nações.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional, tendo como Chefe de Estado a Rainha Elizabeth II, que é simbolicamente reconhecida como Chefe de Estado de outros quinze países da Commonwealth, entre os quais o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia.
A monarquia constitucional inglesa, que surgiu em finais do século XVII, mais propriamente com a Revolução Gloriosa de 1688, marca o início deste sistema político na Europa, caracterizado pela delimitação dos poderes do monarca, cuja autoridade está dependente de um Parlamento, representando uma forma democrática de estado, tornando-se na mais antiga democracia do mundo, que serviu de modelo às atuais, sejam elas monárquicas ou republicanas.

O parlamento, especialmente a Câmara dos Comuns que representa a nação, personifica o direito do povo face ao monarca.

O Parlamento do Reino Unido, que reúne no Palácio de Westminster é autoridade legislativa máxima no Reino Unido. É constituído por duas câmaras: a Câmara dos Comuns, eleita, e a Câmara dos Lordes, nomeada. Qualquer projeto de lei aprovado exige o parecer favorável da Rainha para se tornar lei.

O Primeiro-Ministro, normalmente o líder do partido com maior representação parlamentar, é o chefe do governo do Reino Unido, sendo formalmente nomeado pela Rainha para formar o Governo de Sua Majestade. Ele é responsável pela escolha do Gabinete, com o qual exerce conjuntamente o poder executivo, responsável pela condução dos assuntos internos e externos do país.

A sede do governo fica situada em Londres, que é simultaneamente a capital do Reino Unido e da Inglaterra.

O Reino Unido tem ainda quatorze territórios ultramarinos, remanescentes do Império Britânico, que no seu apogeu, possuía quase um quarto da superfície terrestre mundial, fazendo desse o maior império da história.

Como resultado do império, a influência britânica pode ser vista na língua, cultura e sistemas judiciários de muitas das suas ex-colônias como o Canadá, Austrália, Índia e os Estados Unidos.
Brasão de armas do Reino Unido

Sem comentários:

Enviar um comentário